UNIVERSIDADE FEDERAL
DE PELOTAS
UAB
POLÓ ARROIO DOS RATOS
LICENCIATURA EM
EDUCAÇÃO NO CAMPO
EPP III
Relatório
de Observação de Prática Docente
Magdianna de Carvalho
Pereira.
Este relatório tem a finalidade de
apresentar experiência da prática de ensino docente em series iniciais,
vivenciada no período de observação na Escola de Ensino Fundamental Mathias, que
fica localizada na Zona Rural de General Câmara – RS, atendendo a uma exigência
da grade curricular da Universidade Federal de Pelotas – Educação a Distância,
do Curso de Licenciatura em Educação no Campo.
Foi
realizada uma visita para observação na Escola Mathias com a turma do quarto
ano, a turma possui oito alunos, e uma educadora. Através da observação que foi
feita, é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condições
para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos
sentimentos, valores, papeis sociais e costumes.
Minha observação começou no dia 13 de Abril de
dois mil e doze, totalizando duas horas de observação, quando cheguei fui
recepcionada pela professora titular da turma e juntamente segui ate a sala de
aula na qual fui fazer a observação que é o quarto ano, a turma chegou à sala
de aula onde as classes estavam em formato de u ao meio dia em meio, logo após
começaram a seguir sua rotina.
A professora observada é graduada em
Pedagogia, mostrou-se uma professora planejada, organizada pedagogicamente, com
assiduidade e pontualidade e mostrou domínio de sala.
A professora começou sua aula com o
vídeo Gentileza gera Gentileza, seguindo estabeleceu um diálogo com os alunos
ressaltando a importância de valores, entregou o texto Gentileza gera Gentileza
das autoras Cintia Parcias e Clarisse Meireles para que revezando os sujeitos
fizessem a leitura, após a leitura eles pintariam as palavras que terminavam em
EZA ou ESA que nele aparecem e reescreveriam as palavras pintadas.
O
objetivo geral da aula em minha opinião deu-se a entender que era sensibilizar
e ampliar os conhecimentos dos alunos em relação à importância do ensino a
ortografia. E os objetivos específicos foram alcançados, pois era Analisar as regras
ortográficas, Desenvolver no aluno o sentido de que escrever é reescrever,
Despertar no aluno o interesse pela escrita.
Ficou claro o conteúdo trabalhado em
sala de aula que foi a ortografia. Houve a participação continua dos indivíduos
eles fazendo parte do texto, opinaram, leram e pintaram as palavras em questão.
O material didático utilizado pelo
professor que foi o vídeo com musica prendeu a atenção dos alunos com todas as
cores e seguiu com o texto numa folhinha com desenhos mimeografados.
Registrando finalmente em seus cadernos as palavras pintadas colocando em uma
coluna as palavras com EZA e em outra as palavras com ESA.
Conclui-se que no meu ponto de vista
pedagógico a oportunidade que tive de assistir as aulas da docente em sala de
aula foi de fundamental importância e engrandecimento para minha formação
profissional. A observação das atitudes dos alunos em sala e a postura da
professora diante das diversas situações, bem como o modo como ela explanava
sua aula com os conteúdos planejados para o dia, com desprendimento e
segurança, significou uma experiência positiva para meu aprendizado. Assim,
nós, enquanto profissionais de educação, devemos traçar objetivos para
realização de uma prática pedagógica que venha atender as necessidades reais de
nossos alunos.
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