segunda-feira, 14 de maio de 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UAB

POLÓ ARROIO DOS RATOS

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO

EPP III







Relatório de Observação de Prática Docente





                                                                                    Magdianna de Carvalho Pereira.







      Este relatório tem a finalidade de apresentar experiência da prática de ensino docente em series iniciais, vivenciada no período de observação na Escola de Ensino Fundamental Mathias, que fica localizada na Zona Rural de General Câmara – RS, atendendo a uma exigência da grade curricular da Universidade Federal de Pelotas – Educação a Distância, do Curso de Licenciatura em Educação no Campo.

      Foi realizada uma visita para observação na Escola Mathias com a turma do quarto ano, a turma possui oito alunos, e uma educadora. Através da observação que foi feita, é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis sociais e costumes.

      Minha observação começou no dia 13 de Abril de dois mil e doze, totalizando duas horas de observação, quando cheguei fui recepcionada pela professora titular da turma e juntamente segui ate a sala de aula na qual fui fazer a observação que é o quarto ano, a turma chegou à sala de aula onde as classes estavam em formato de u ao meio dia em meio, logo após começaram a seguir sua rotina.

        A professora observada é graduada em Pedagogia, mostrou-se uma professora planejada, organizada pedagogicamente, com assiduidade e pontualidade e mostrou domínio de sala.

        A professora começou sua aula com o vídeo Gentileza gera Gentileza, seguindo estabeleceu um diálogo com os alunos ressaltando a importância de valores, entregou o texto Gentileza gera Gentileza das autoras Cintia Parcias e Clarisse Meireles para que revezando os sujeitos fizessem a leitura, após a leitura eles pintariam as palavras que terminavam em EZA ou ESA que nele aparecem e reescreveriam as palavras pintadas.

        O objetivo geral da aula em minha opinião deu-se a entender que era sensibilizar e ampliar os conhecimentos dos alunos em relação à importância do ensino a ortografia. E os objetivos específicos foram alcançados, pois era Analisar as regras ortográficas, Desenvolver no aluno o sentido de que escrever é reescrever, Despertar no aluno o interesse pela escrita.

        Ficou claro o conteúdo trabalhado em sala de aula que foi a ortografia. Houve a participação continua dos indivíduos eles fazendo parte do texto, opinaram, leram e pintaram as palavras em questão.

        O material didático utilizado pelo professor que foi o vídeo com musica prendeu a atenção dos alunos com todas as cores e seguiu com o texto numa folhinha com desenhos mimeografados. Registrando finalmente em seus cadernos as palavras pintadas colocando em uma coluna as palavras com EZA e em outra as palavras com ESA.

         Conclui-se que no meu ponto de vista pedagógico a oportunidade que tive de assistir as aulas da docente em sala de aula foi de fundamental importância e engrandecimento para minha formação profissional. A observação das atitudes dos alunos em sala e a postura da professora diante das diversas situações, bem como o modo como ela explanava sua aula com os conteúdos planejados para o dia, com desprendimento e segurança, significou uma experiência positiva para meu aprendizado. Assim, nós, enquanto profissionais de educação, devemos traçar objetivos para realização de uma prática pedagógica que venha atender as necessidades reais de nossos alunos.


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