UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UAB
POLÓ ARROIO DOS RATOS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO
EPP III
Relatório de Prática Docente.
Magdianna de Carvalho Pereira.
Relatório de Prática docente, realizado na Escola de Ensino Fundamental Mathias situada na Comunidade Boca da Picada no Município de General Câmara - RS, em cumprimento da disciplina de Escolas e Politicas Publicas III, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Foi ministrada uma aula com a turma do quarto ano, a turma possui oito alunos, a aula foi realizada no dia 20 de Abril de dois mil e doze, no período da tarde, totalizando uma hora de realização, a aula iniciou-se há meia hora, fui apresentada pela professora titular da turma, e as crianças ficaram felizes por terem a participação de uma pessoa a mais para que pudessem interagir, aprendessem e brincassem. Trabalhamos com o tema transversal que é o Meio Ambiente, mas precisamente a água.
Na prática docente levei para a sala de aula um vídeo com animação e música falando sobre o ciclo da água e dividi a sala em dois grupos que ficaram em pequenos círculos. Divididos em grupos para que confeccionassem cartazes com informações e desenhos sobre a necessidade da água para os seres vivos. Através deste trabalho os alunos se integraram na importância do assunto e buscarão soluções para alguns problemas, e desta forma eles foram construindo seu conhecimento. Os alunos realizaram atividades onde relacionarão as causas das enchentes, abordando a água e a Poluição do Rio Taquari que o cercam.
Objetivo de aprendizagem, reconhecer a importância da água para os seres vivos, utilidades da água, problematizar as causas das enchentes, e a Poluição dos Rios. O conteúdo foi à água própria para beber, Conhecimento de propriedades da água, importância para a vida e aplicações tecnológicas. Conhecimento das principais causas da poluição da água. A metodologia usada foi a Apresentação do conteúdo em cartolinas, distribuição do conteúdo em folhas mimeografadas, exercícios para fixação. Os recursos foram vídeo, folhas mimeografadas e cartolina.
É muito bom participar do processo de construção das crianças, ao mesmo tempo em que ensinamos, aprendemos com elas. A cada experiência, percebemos que escolhemos uma profissão realizadora de sonhos. Os alunos participaram de forma grandiosa dando sugestões e contando situações que ocorrem no seu cotidiano.
Conclui-se a importância que os temas transversais possuem pela oportunidade que tive de ministrar a aula na qual serviu para o meu engrandecimento pessoal e para minha formação profissional. A observação das atitudes dos alunos em sala o interesse deles nos faz pensar o quanto somos responsáveis para a construção do conhecimento dos futuros cidadão críticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário