segunda-feira, 14 de maio de 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UAB
POLÓ ARROIO DOS RATOS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO
EPP III
Relatório de Auto-avaliação.
Magdianna de Carvalho Pereira.

Entende-se que a disciplina de EPP III (Escolas e Política Públicas) visa fazer a mediação entre a teoria, desenvolvida na universidade, e a prática (realidade) vivenciada nas escolas públicas. Nesse sentido, foi desenvolvida durante o período de duas semanas a primeira etapa da Prática Pedagógica referente ao 3º período do curso de Licenciatura em Educação no Campo. Primeiro realizando a observação da aula ministrada pela professora regente da turma e posteriormente ministrando uma aula com duração de uma hora com tema transversal o meio ambiente. Isto teve uma real importância não só na minha vida acadêmica, mas na pessoal, pois tive certeza que é o que eu quero ajudar sujeitos e ser ajudada por eles a construir conhecimentos.
Todos os materiais do eixo em questão me ajudaram em muito tanto na questão de obter conhecimento, mas aprofundando como foi o caso dos PCNs, seja com os vídeos sobre os temas transversais, para se ter ideia de como planejar uma aula atrativa, seja com material complementar como foi o caso das entrevistas, e principalmente os textos trabalhados.
No caso da observação e da aula ministrada, sendo um pouco, conhecedora da realidade da turma e da própria escola, já que moro na comunidade, percebi que os Planos de Estudo e o Projeto Político Pedagógico fundamentam-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais. E isso contribui muito na elaboração dos planos de aula, desenvolvendo as atividades de acordo com a idade da criança e sua realidade. Além disso, os temas transversais também
são objeto de estudo e análise, auxiliando no processo de ensino aprendizagem
.
Quando Freire, Paulo Diz:
"Analfabetos ou não, os oprimidos, enquanto classe, não superarão sua situação de explorados a não ser com a transformação radical, revolucionaria, da sociedade de classes em que se encontram explorados"
(FREIRE, Paulo. Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógicas. In: Ação cultural para a liberdade e ação cultural. 14. Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011. Arquivo, pág.6).
Segundo Freire se não houver uma ação cultural de libertação no processo de alfabetização de jovens e adultos havendo uma inversão de papeis onde o sujeito se insere neste contexto certamente será difícil à alfabetização. Neste caso citamos o que nos chamou a atenção no texto, pois se o professor não trouxer o aluno para mergulhar junto com ele neste processo nunca haverá mudanças significativas seja no campo ou nas áreas rurural e periféricas.
Conclui-se que como futuros educadores do campo que somos temos que buscar construir novos paradigmas educacionais garantindo as propostas de inclusão como uma estratégia para reeducar as relações étnico-raciais necessárias para a afirmação da população negra do campo. Nossos alunos precisam se dar conta que são o objeto principal de nosso trabalho e tudo o que será desenvolvido e aplicado em relação às atividades, buscará seu crescimento nos aspectos sociais, afetivos e cognitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário