segunda-feira, 14 de maio de 2012


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UAB

PÓLO ARROIO DOS RATOS

ECIII





BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 49 ed., 2007.







                                                                           Magdianna de Carvalho Pereira.

Acadêmica do curso Licenciatura em Educação no Campo.







Este é um texto que traz a ideia de como a educação está sendo feita em todos os lugares e na importância da transmissão e recepção dos conhecimentos. Sendo que não existe molde exato para a educação, existem caminhos que levam a ela. E que a escola não deve ser vista como o único espaço que ela aconteça e nem o educador o seu único representante. Através de uma linguagem de fácil entendimento o texto tem momentos que volta no tempo e espaço fazendo um comparativo de onde surgem as primeiras problemáticas relacionado com a escola e o seu ensino. Uma característica marcante é a discursão sobre a ideia de que tudo o que é necessário à vida humana envolve algum tipo de saber, e, este último, precisa modelos de ensino para se efetivar. E na verdade nas tribos indígenas se tem justamente o oposto sendo que os conhecimentos de suas culturas são passados pelos seus ancestrais sem que se exija um modelo exato ou um lugar especifico. Outras questões são trazidas a tona como, por exemplo, a necessidade de sistematizar as diferentes formas de trabalho, Com o surgimento das especialidades e da escola formal, a educação se confunde com o ensino e os sujeitos passam a reproduzir conhecimentos por meio de sua camada social, a escola é vista como um divisor de “águas”, pois é feita a divisão de tarefas dentro dela e há a separação hierárquica por saberes. O texto mostra que com base no argumento do autor, busca- se entender o conceito de educação a partir do que dizem as leis oficiais, os discursos dos estudantes e pesquisadores sobre a temática e verificam o dialogo existente no ser ou não ser nas diferentes desentendimentos acerca da educação brasileira. Sendo que a educação deve ser uma prática social, onde sua única finalidade seja o desenvolvimento de aprendizagens nos seres humanos que produzem tipos de sujeitos sociais principalmente críticos. O tipo de educação que cada sociedade possui vem da sua estrutura politica, econômica, social e principalmente cultural. Existem sim interesses políticos em controlar a educação, indivíduos sem conhecimento não são críticos e são mais fáceis de ser manipulados, defendo a educação no sentido que ela poder ser reinventada de diversas formas a partir dos seus mediadores. Conclui-se que o livro é de fácil compreensão e enriquecedor para futuros educadores, pois mostra uma visão diferenciada sobre educação e nos faz buscar entender o verdadeiro sentido sobre a educação, concordo quando o autor se posiciona que construímos conhecimentos com as nossas relações no nosso cotidiano, mas não apenas os mais velhos possam transmitir algum tipo de conhecimento apostamos na relação de educador e educando construindo caminhos que levem ao conhecimento, e o professor não é o detentor do saber, mas ele deve ser o mediador e entender o seu papel dentro dos grupos sociais.




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