UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UAB
PÓLO ARROIO DOS RATOS
ECIII
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo:
Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 49 ed., 2007.
Magdianna de Carvalho Pereira.
Acadêmica do
curso Licenciatura em Educação no Campo.
Este é um texto que traz a
ideia de como a educação está sendo feita em todos os lugares e na importância
da transmissão e recepção dos conhecimentos. Sendo que não existe molde exato
para a educação, existem caminhos que levam a ela. E que a escola não deve ser
vista como o único espaço que ela aconteça e nem o educador o seu único
representante. Através de uma linguagem de fácil entendimento o texto tem
momentos que volta no tempo e espaço fazendo um comparativo de onde surgem as
primeiras problemáticas relacionado com a escola e o seu ensino. Uma
característica marcante é a discursão sobre a ideia de que tudo o que é
necessário à vida humana envolve algum tipo de saber, e, este último, precisa
modelos de ensino para se efetivar. E na verdade nas tribos indígenas se tem
justamente o oposto sendo que os conhecimentos de suas culturas são passados
pelos seus ancestrais sem que se exija um modelo exato ou um lugar especifico. Outras
questões são trazidas a tona como, por exemplo, a necessidade de sistematizar
as diferentes formas de trabalho, Com o surgimento das especialidades e da
escola formal, a educação se confunde com o ensino e os sujeitos passam a
reproduzir conhecimentos por meio de sua camada social, a escola é vista como
um divisor de “águas”, pois é feita a divisão de tarefas dentro dela e há a
separação hierárquica por saberes. O texto mostra que com base no argumento do
autor, busca- se entender o conceito de educação a partir do que dizem as leis
oficiais, os discursos dos estudantes e pesquisadores sobre a temática e
verificam o dialogo existente no ser ou não ser nas diferentes desentendimentos
acerca da educação brasileira. Sendo que a educação deve ser uma prática social,
onde sua única finalidade seja o desenvolvimento de aprendizagens nos seres
humanos que produzem tipos de sujeitos sociais principalmente críticos. O tipo
de educação que cada sociedade possui vem da sua estrutura politica, econômica,
social e principalmente cultural. Existem sim interesses políticos em controlar
a educação, indivíduos sem conhecimento não são críticos e são mais fáceis de
ser manipulados, defendo a educação no sentido que ela poder ser reinventada de
diversas formas a partir dos seus mediadores. Conclui-se que o livro é de fácil
compreensão e enriquecedor para futuros educadores, pois mostra uma visão
diferenciada sobre educação e nos faz buscar entender o verdadeiro sentido
sobre a educação, concordo quando o autor se posiciona que construímos conhecimentos
com as nossas relações no nosso cotidiano, mas não apenas os mais velhos possam
transmitir algum tipo de conhecimento apostamos na relação de educador e
educando construindo caminhos que levem ao conhecimento, e o professor não é o
detentor do saber, mas ele deve ser o mediador e entender o seu papel dentro
dos grupos sociais.
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