terça-feira, 12 de abril de 2011

A Cibercultura e os Povos do Campo.

Pólo UAB Arroio dos Ratos/ RS
Curso : Educação no Campo                                                            
Alunas: Andreia Della Nina,Magdianna  Carvalho
e Tamara Martins.
Tutoras presenciais: Denise e Tania Beatriz
Tema: 05/04/2011
Trabalho em Grupo
                                 


A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO



                                                          
   Os povos do campo na sua maioria vivem sim a cibercultura, mas ainda não é uma totalidade como deveria ser,pois a escola como fonte de apoio de qualquer comunidade rural nem sempre esta equipada com as devidas tecnológias e quando estão, falta professores que saibam usar, essa ainda é uma das muitas problemáticas que temos a  enfrentar não só no campo, mas em algumas cidades. Esses povos na maioria das vezes compartilham saberes em sala de aula com professores informatizados e com conhecimentos que possibilitam o ensino para seus educandos.
        Através de produções de um mundo de culturas vai surgindo uma rede de interação que leva a transformar o sujeito nas relações tecnológicas.Um grande  exemplo de que a cibercultura é muito viva para as pessoas do meio do campo é o voto eletrônico , todos tem o direito de votar,sendo uma  cultura contemporânea.
        Hoje em dia todos somos afetados pela cibercultura ,com os povos no campo não é diferente,o que ocorre é que não acontece na mesma intensidade, mas através até mesmo do celular eles constroem sua forma de comunicação virtual em massa e interagem com outras pessoas descobrindo outros meios de comunicação e de como usar..
    A relação entre os povos do campo e a cibercultura de modo a ser benéfica para cada cidadão é que o processo educacional é em sua essência democrático e precisam estar atentos ao poder transformador das tecnologias digitais.
   Mas que uma questão de acompanhar  o desenvolvimento tecnológico educar assume o direcionamento de seu uso ético e sempre a favor da cidadania, formando pessoas críticas valorizando a cultura de cada lugar.Podendo ainda beneficiar no espaço da interação conhecendo a si mesmo e as potencialidades no meio em que é inserido.
    A educação do campo pode  se beneficiar com as condições criadas pela cibercultura através da  linguagem digital, onde se transforma o sistema de comunicação, movendo uma interação social no mundo virtual.  No nosso ponto de vista o licenciado vai poder oferecer as possíveis condições para que os educando, a comunidade rural e periféricas, possam usufruir de forma mais ampla no que diz respeito aos conhecimentos desses meios tecnológicos, trazendo para o cotidiano desses povos esse rico aproveitamento que a cibercultura pode nos oferecer e nos possibilitando uma maior aproximação entre o mundo e as pessoas, indivíduos conectados em redes.


                                                                                                  




Logo abaixo esta as nossas opiniões a respeito deste tema visitem o nosso link:
https://docs.google.com/document/pub?id=1RO2scDroNUtRvEDhvOAuw-fN7uMMdC2chHx02eG7ky0

Nenhum comentário:

Postar um comentário