quarta-feira, 20 de abril de 2011

Forum - Memórias das minhas aprendências no eixo EADI.

Memórias das minhas aprendências no eixo EADI.




Como não falar sobre as dificuldades que enfrentei primeiro com o blog que hoje estou utilizando para guardar minhas atividade de forma onlin,depois com esse moço chamado google docs no qual vos escrevo, agora somos amigos mas no começo,hum quantas vezes tive vontade de estragar a tela do computador por causa dele e para concluir fazer slids no google docs, bom se eu mal estava conseguindo fazer um texto simples imagina usar slids,achei que não conseguiria mas nada que algumas tentativas e muito mas muito esforços não resolvessem não só minha mas das colegas dos trabalhos em grupo das parceiras chamadas tutoras.

Desafio, são muito acredito que diariamente, pois tenho problemas com o sinal de internet onde moro e como vivo no campo isto se complica um pouco,mas entre trancos e barrancos vou indo sem medir esforços a busca do meu curso superior.

Medo, sim tive as vezes por conta do tempo de entrega das atividades varias vezes fiquei apavorada com medo de não dar tempo de postar minhas atividades e não só prejudicar a eu como a minhas colegas de grupo.

Bem, apesar da trabalheira que foi,esta sendo muito produtivo o que estou aprendendo no curso pois muitas coisas eu não sabia e nunca tinha ouvido falar agora sei e um dia poderei aplicar em sala de aula o que é muito bom não só para eu como para a comunidade que vivo.

Meus sentimentos são de agradecimento, por tudo que estou vivenciando e do que ainda estar por vir,muito obrigada equipe UFPEL UAB EAD.



Agora vou colocar aqui abaixo alguns endereços que consegui com ajuda de vocês:



Meu blog: http://mageducacaonocampo.blogspot.com/



Link de alguns trabalhos:

https://docs.google.com/present/view?id=dd39f28s_0g9rj8cq


https://docs.google.com/document/pub?id=1RO2scDroNUtRvEDhvOAuw-fN7uMMdC2chHx02eG7ky0&pli=1





Magdianna de Carvalho Pereira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

A Cibercultura e os Povos do Campo.

Pólo UAB Arroio dos Ratos/ RS
Curso : Educação no Campo                                                            
Alunas: Andreia Della Nina,Magdianna  Carvalho
e Tamara Martins.
Tutoras presenciais: Denise e Tania Beatriz
Tema: 05/04/2011
Trabalho em Grupo
                                 


A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO



                                                          
   Os povos do campo na sua maioria vivem sim a cibercultura, mas ainda não é uma totalidade como deveria ser,pois a escola como fonte de apoio de qualquer comunidade rural nem sempre esta equipada com as devidas tecnológias e quando estão, falta professores que saibam usar, essa ainda é uma das muitas problemáticas que temos a  enfrentar não só no campo, mas em algumas cidades. Esses povos na maioria das vezes compartilham saberes em sala de aula com professores informatizados e com conhecimentos que possibilitam o ensino para seus educandos.
        Através de produções de um mundo de culturas vai surgindo uma rede de interação que leva a transformar o sujeito nas relações tecnológicas.Um grande  exemplo de que a cibercultura é muito viva para as pessoas do meio do campo é o voto eletrônico , todos tem o direito de votar,sendo uma  cultura contemporânea.
        Hoje em dia todos somos afetados pela cibercultura ,com os povos no campo não é diferente,o que ocorre é que não acontece na mesma intensidade, mas através até mesmo do celular eles constroem sua forma de comunicação virtual em massa e interagem com outras pessoas descobrindo outros meios de comunicação e de como usar..
    A relação entre os povos do campo e a cibercultura de modo a ser benéfica para cada cidadão é que o processo educacional é em sua essência democrático e precisam estar atentos ao poder transformador das tecnologias digitais.
   Mas que uma questão de acompanhar  o desenvolvimento tecnológico educar assume o direcionamento de seu uso ético e sempre a favor da cidadania, formando pessoas críticas valorizando a cultura de cada lugar.Podendo ainda beneficiar no espaço da interação conhecendo a si mesmo e as potencialidades no meio em que é inserido.
    A educação do campo pode  se beneficiar com as condições criadas pela cibercultura através da  linguagem digital, onde se transforma o sistema de comunicação, movendo uma interação social no mundo virtual.  No nosso ponto de vista o licenciado vai poder oferecer as possíveis condições para que os educando, a comunidade rural e periféricas, possam usufruir de forma mais ampla no que diz respeito aos conhecimentos desses meios tecnológicos, trazendo para o cotidiano desses povos esse rico aproveitamento que a cibercultura pode nos oferecer e nos possibilitando uma maior aproximação entre o mundo e as pessoas, indivíduos conectados em redes.


                                                                                                  




Logo abaixo esta as nossas opiniões a respeito deste tema visitem o nosso link:
https://docs.google.com/document/pub?id=1RO2scDroNUtRvEDhvOAuw-fN7uMMdC2chHx02eG7ky0