quinta-feira, 8 de setembro de 2011

VENHA CONHECER GENERAL CAMARA - RS




APE II






                                   Ponte sobre o Rio Jacuí em General Câmara , por Wilson Klöckner


Eu sou moradora de General Câmara a quase dois anos, gostei muito de tudo aqui, o povo é simples e hospitaleiro, a cidade é calma e tranqüila.
            As pessoas podem andar até tarde na rua,as crianças brincam tranqüilas na praça e seus pais ficam a vontade tomando seu chimarrão,o povo daqui gosta muito de cultivar suas tradições e a vida campeira é rotina por aqui.
           O que não posso deixar de mencionar é a tradicional festa de Santo Amaro que acontece todos os anos no Mês de Janeiro, e o povo participa em massa, bem como cidades vizinhas. A maioria das festas da cidade são religiosas.
Um outro ponto turístico é a praia da Cachoeirinha durante todo o verão extremamente freqüentado por pessoas de toda região.
Comida típica, Existem várias mas gostaria de comentar sobre uma janta baile que acontece todos os anos na comunidade volta do Barreto onde são servidos cucas de todas as variedades e lingüiças  ainda desfrutando de uma boa música é imperdível.
Ponte que liga o municipio do Barreto em Triunfo a GAL.CAMÂRA.

 Eventos Culturais Na semana do município ocorre várias apresentações durante todo o dia e a noite de danças tradicionais, canto em fim uma variedade de apresentações culturais onde participam toda a comunidade escolar e sociedade.
                  Então ai vaí um pouco de Gal.Camâra para todos:




 HISTÓRIA DA CIDADE


     

        O Município de General Câmara esta localizado na depressão central entre os rio Jacuí e Taquari, distante 80km da capital, possuindo uma área de 650km, sua população é de aproximadamente 8.500 habitantes, sendo este total dividido em 50% entre  a população urbana e rural.



                                                                 Creditos:Alda Freitas.


IGREJA DE SANTO AMARO

 

Construção em estilo barroco, datada do século XVIII, conserva ainda em seu portal o ano exato de sua construção em 1751. Localiza-se na Vila Histórica de Santo Amaro do Sul, no segundo distrito de General Câmara


Origem

A origem de General Câmara está diretamente ligada ao Distrito de Santo Amaro que, de 1881 a 1939, foi a sede do município. Em 1750, o General Gomes Freitas de Andradas estabeleceu armazém para abastecer os portugueses que subiam o rio Jacuí rumo às Missões. Santo Amaro foi elevada à freguesia em 1773 para, em 1809, ser incorporada ao recém criado município de Triunfo e, em 1849, ao de Taquari. Em 1881 é elevada a categoria de município. Em 1939, após a instalação do Arsenal de Guerra no povoado, tem sua sede transferida para a margem do Taquari, passando a se chamar General Câmara.

Fonte:http://www.ferias.tur.br/informacoes/7737/general-camara-rs.html

quarta-feira, 25 de maio de 2011

FICHAMENTO:Labirintos da Memória: Quem sou? São Paulo: Paulus, 2008. Brandão, Vera M.A.T.


 
                                                                                                            

                                                   
Pólo UAB Arroio dos Ratos/RS                                                            
Curso: Licenciatura em Educação no Campo
Aluna: Magdianna de Carvalho Pereira
Tutoras Presenciais: Norma Denise e Tânia Beatriz



Memória - O que é?


            O titulo da leitura é labirintos da memória: Quem sou? São Paulo: Paulus, 2008 da autora Brandão, Vera M.A.T. e fala sobre o tema memória em seus múltiplos significados e sentidos. A autora ao longo do texto nos mostra como nele se articulam os estudos de diferentes áreas disciplinares..
            “Podemos verificar que abordar o tema requer uma abertura do pensamento em uma perspectiva interdisciplinar” (pág. 08).
Todos nós possuímos em nossas memórias sabedorias importantes que tivemos em vários momentos das nossas vidas e devemos respeitar os diferentes saberes.
            “A memória é aquisição, conservação e evocação das informações, dos fatos vividos de cada individuo” Izquierdo (2004ª) (pág.09).
           Ela permite construir o nosso eu e com eles os nossos conhecimentos a partir da elaboração da nossa história de vida, podendo facilitar ou impedir o nosso aprendizado.
            “A formação das memórias é resultado de interações bioquímicas que envolvem diferentes áreas do cérebro, e que um conhecimento ou um acontecimento só é lembrado se for modulado pela emoção” (pág. 12).
            Nossas memórias são os resultados de tudo que aprendemos na vida, seja na escola, viajando ou conversando com nossos amigos, somos nossas lembranças e nossos esquecimentos.
            “È na e pela palavra que dizemos quem somos, dos nossos afetos, dos medos, dos sonhos e projetos”. (pág.16).
            Que escrevendo o que esta dentro da nossa mente é possível escrever uma verdade sobre nós como podemos imaginar o que seremos ou queremos de nós mesmos.
            “O mundo não-material, invisível criado pela imaginação, e que os constituem e são partes de seus saberes e de suas culturas” (pág.21).
            Cada um de nós tem uma cultura própria e são varias as formas para enxerga-lá e aceitar as diversidades, tema atual inclusive.
            “Composto e estilhaçado” (Pág.25).
            O tempo bem como uma roda gigante que a cada momento reinicia que dá nova vida e conserva.
           
            “Toda lembrança é única, uma experiência solitária da qual o individuo é testemunha, e este “Eu” – testemunha ocular “(pág.28)”“.
            Muitas vezes não vivenciamos determinada situação, mas por experiências dos nossos familiares e como se tivéssemos passado por tal qual e essas pequenas e sutis diferenças nos diferencia dos demais grupos da sociedade.
“Uma teia de significados permanece semi-oculta e só pode ser apreendida com olhar atento nas entrelinhas das narrativas.” (Pág.29).
            Recordar é a forma, mas clara de ter sempre em mente fatos ocorridos ou não, mas que ficaram gravados em nossas memórias.
            A memória serve para transformar sonhos em realidades, transformar nosso ambiente escolar, nós, alunos, comunidade, a própria sociedade. A memória pode ser excelente, na medida em que busca a reconstrução dos nossos pensamentos, ele é um instrumento metodológico, precioso. Dependem de sujeitos comprometidos, que o façam e que o assumam.
            Temos que ter claro a necessidade da memória na educação ela é o elemento chave da prática do projeto ensino-aprendizagem, como elemento importante de articulação entre o diagnóstico de ação, reflexão e conscientizarão critica.



Magdianna carvalho

           

           
           
           

terça-feira, 3 de maio de 2011

TRAJETO DE LEITURA ( Alguns que marcaram). EC-T2-APE I










Pólo: Arroio dos Ratos - RS
Discente: Magdianna de Carvalho Pereira
Educação No Campo


TÍTULO: TRAJETO DE LEITURA




1991

Ziraldo
O Menino Maluquinho
Melhoramentos
São Paulo
1980


1992
Saint-Exupéry, Antoine.
O pequeno príncipe
Agir
Rio de janeiro
1981


2007

Augusto Cury
Dez leis para ser feliz
Sextante
Rio de Janeiro
2003

1993

Olívia Encantada
Mery Weiss
Moderna
São Paulo
1984


1994
Paulo Silveira
As aventuras prodigiosas de Tartarin de Tarascon
Tecnoprint Ltda.
Rio de Janeiro
1973


2011
Paulo Freire
Pedagogia do Oprimido
Paz e Terra
São Paulo
1987

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Forum - Memórias das minhas aprendências no eixo EADI.

Memórias das minhas aprendências no eixo EADI.




Como não falar sobre as dificuldades que enfrentei primeiro com o blog que hoje estou utilizando para guardar minhas atividade de forma onlin,depois com esse moço chamado google docs no qual vos escrevo, agora somos amigos mas no começo,hum quantas vezes tive vontade de estragar a tela do computador por causa dele e para concluir fazer slids no google docs, bom se eu mal estava conseguindo fazer um texto simples imagina usar slids,achei que não conseguiria mas nada que algumas tentativas e muito mas muito esforços não resolvessem não só minha mas das colegas dos trabalhos em grupo das parceiras chamadas tutoras.

Desafio, são muito acredito que diariamente, pois tenho problemas com o sinal de internet onde moro e como vivo no campo isto se complica um pouco,mas entre trancos e barrancos vou indo sem medir esforços a busca do meu curso superior.

Medo, sim tive as vezes por conta do tempo de entrega das atividades varias vezes fiquei apavorada com medo de não dar tempo de postar minhas atividades e não só prejudicar a eu como a minhas colegas de grupo.

Bem, apesar da trabalheira que foi,esta sendo muito produtivo o que estou aprendendo no curso pois muitas coisas eu não sabia e nunca tinha ouvido falar agora sei e um dia poderei aplicar em sala de aula o que é muito bom não só para eu como para a comunidade que vivo.

Meus sentimentos são de agradecimento, por tudo que estou vivenciando e do que ainda estar por vir,muito obrigada equipe UFPEL UAB EAD.



Agora vou colocar aqui abaixo alguns endereços que consegui com ajuda de vocês:



Meu blog: http://mageducacaonocampo.blogspot.com/



Link de alguns trabalhos:

https://docs.google.com/present/view?id=dd39f28s_0g9rj8cq


https://docs.google.com/document/pub?id=1RO2scDroNUtRvEDhvOAuw-fN7uMMdC2chHx02eG7ky0&pli=1





Magdianna de Carvalho Pereira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

A Cibercultura e os Povos do Campo.

Pólo UAB Arroio dos Ratos/ RS
Curso : Educação no Campo                                                            
Alunas: Andreia Della Nina,Magdianna  Carvalho
e Tamara Martins.
Tutoras presenciais: Denise e Tania Beatriz
Tema: 05/04/2011
Trabalho em Grupo
                                 


A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO



                                                          
   Os povos do campo na sua maioria vivem sim a cibercultura, mas ainda não é uma totalidade como deveria ser,pois a escola como fonte de apoio de qualquer comunidade rural nem sempre esta equipada com as devidas tecnológias e quando estão, falta professores que saibam usar, essa ainda é uma das muitas problemáticas que temos a  enfrentar não só no campo, mas em algumas cidades. Esses povos na maioria das vezes compartilham saberes em sala de aula com professores informatizados e com conhecimentos que possibilitam o ensino para seus educandos.
        Através de produções de um mundo de culturas vai surgindo uma rede de interação que leva a transformar o sujeito nas relações tecnológicas.Um grande  exemplo de que a cibercultura é muito viva para as pessoas do meio do campo é o voto eletrônico , todos tem o direito de votar,sendo uma  cultura contemporânea.
        Hoje em dia todos somos afetados pela cibercultura ,com os povos no campo não é diferente,o que ocorre é que não acontece na mesma intensidade, mas através até mesmo do celular eles constroem sua forma de comunicação virtual em massa e interagem com outras pessoas descobrindo outros meios de comunicação e de como usar..
    A relação entre os povos do campo e a cibercultura de modo a ser benéfica para cada cidadão é que o processo educacional é em sua essência democrático e precisam estar atentos ao poder transformador das tecnologias digitais.
   Mas que uma questão de acompanhar  o desenvolvimento tecnológico educar assume o direcionamento de seu uso ético e sempre a favor da cidadania, formando pessoas críticas valorizando a cultura de cada lugar.Podendo ainda beneficiar no espaço da interação conhecendo a si mesmo e as potencialidades no meio em que é inserido.
    A educação do campo pode  se beneficiar com as condições criadas pela cibercultura através da  linguagem digital, onde se transforma o sistema de comunicação, movendo uma interação social no mundo virtual.  No nosso ponto de vista o licenciado vai poder oferecer as possíveis condições para que os educando, a comunidade rural e periféricas, possam usufruir de forma mais ampla no que diz respeito aos conhecimentos desses meios tecnológicos, trazendo para o cotidiano desses povos esse rico aproveitamento que a cibercultura pode nos oferecer e nos possibilitando uma maior aproximação entre o mundo e as pessoas, indivíduos conectados em redes.


                                                                                                  




Logo abaixo esta as nossas opiniões a respeito deste tema visitem o nosso link:
https://docs.google.com/document/pub?id=1RO2scDroNUtRvEDhvOAuw-fN7uMMdC2chHx02eG7ky0

quarta-feira, 30 de março de 2011

Falando do lugar onde nasci e sobre Comunicação e Educação.

  História ---> A cidade de Salgueiro-Pe tem origem no Sítio Boa Vista, do fazendeiro Capitão Manuel de Sá.  Precisando fazer uma revisão de suas terras, o fazendeiro foi seguido, sem perceber, por seu filho Raimundo de Sá, que acabou perdendo-se do pai.
Ao voltar da vistoria, o capitão percebeu a ausência do filho. Devoto de Santo Antônio, prometeu uma capela no local onde fosse encontrado o seu filho. Depois de três dias, Raimundo foi encontrado brincando à sombra de um salgueiro. Em sinal de gratidão, o fazendeiro ergueu no lugar do salgueiro histórico a capelinha de Santo Antônio.
Logo se multiplicaram as casas em torno do local, surgindo o povoado que, em 1853, foi elevado a distrito com o nome de Santo Antônio de Salgueiro. Em 1864 Salgueiro foi elevado a município,Anualmente, no dia 30 de abril Salgueiro comemora a sua emancipação política.


COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO


      A comunicação e educação caminham juntas, quanto mais comunicação tiver a educação melhor será o lugar onde se trabalha e mais qualidades terão as praticas educativa.
Os meios de comunicação são mediadores no ensino aprendizagem, portanto exercem uma fundamental importância na educação, sendo assim que num processo de formação crítica, a escola precisa oferecer, além dos conhecimentos construídos, os instrumentos necessários para que os a alunos busquem esses conhecimentos e reflitam sobre a forma como eles são produzidos.
       Se pararmos para pensar no ensino antigo, o tradicionalista em que o professor era autoritário e detentor da verdade e ao aluno só restava à posição de receber e aceitar tudo sem o mínimo questionamento, sem contar que estes ensinos eram para poucos, pois estudar era coisa da elite e as escolas na sua maioria existiam no meio urbano e não havia transporte escolar e nem merenda.
       Hoje o mundo esta, mas democrático, onde os professores devem (ou deveriam) provocar os alunos na busca da verdade do próprio aluno desenvolver suas capacidades como faz a EAD, os alunos deixou de decorar agora eles participam ativamente o educador é um mediador dos conhecimentos e as tecnologias os tem auxiliado, pois os educando usam destes meios para fazerem suas pesquisas.
      


VANTAGENS DE FAZER EAD:
Ensino mais individualizado: Já vimos que na preparação de cursos EAD é feito um esforço para levar em conta as diferenças individuais. Isso reduz os esforços do aluno que se dispõe a estudar, tornando a EAD uma forma agradável de aprender. No entanto, é preciso repetir que toda aprendizagem exige trabalho e esforço do aluno.
Flexibilidade: A EAD proporciona grande flexibilidade de tempo e de espaço para os alunos, que podem estudar praticamente em qualquer local e em qualquer horário, pelo tempo que necessitam.
Comunicação: Além disso, as tecnologias de comunicação permitem que alunos e professores se mantenham em contacto, ainda que fisicamente distantes. Essa troca de idéias permite esclarecimento de dúvidas, trabalho em grupo virtual, debates em plenário virtual. É a interação que complementa o material de ensino, facilitando o domínio dos conhecimentos em estudo pelo aluno.


O grande objetivo da Educação do Campo é, portanto, garantir para os povos do campo uma Educação Básica comprometida com um modelo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito.Por isso escolhi o curso Licenciatura em Educação no Campo.